saÚde em destaque

Data: ABRIL 2016 Postado por: Dr. Flávio Tocci


→ Mais

FRUTAS FRESCAS REDUZEM DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Foi publicado esta semana na conceituada chamada New England Journal of Medicine um estudo que reanalisou a relação entre o consumo de frutas frescas e o risco cardiovascular.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.
O estudo foi feito na China devido ao baixo consumo de frutas frescas no país e um índice elevado de acidentes vasculares encefálicos (derrame).

Foram acompanhados cerca de 512 mil pessoas por cerca de 4 anos. Os resultados observados foram que no grupo que consumia frutas frescas a pressão era mais baixa (4 mmHg) e os níveis de glicose menores (9mg/dL). Em relação ao risco de morte cardiovascular a razão de chances foi de 0,6 contra o grupo que não consumia frutas, 0,66 para o desenvolvimento de infarto, 0,75 para acidente vascular encefálico isquêmico e 0,64 para acidente vascular encefálico hemorrágico. Foi demonstrado uma relação linear de redução do risco conforme a quantidade de frutas consumidas por dia.

Os dados estão alinhados com outros estudos que demonstraram a relação do consumo de frutas frescas e diminuição do risco cardiovascular. No Brasil os últimos dados mostram que apenas 23,6% da população consome uma quantidade adequada por dia de frutas frescas apesar da disponibilidade e acessibilidade destes alimentos no nosso país.

Não esqueça de consumir pelo menos de 3 a 4 porções de frutas frescas durante o dia.


outros artigos

Pressão Alta

 

Síndrome Metabólica

 

Check-Up

 

Colesterol Elevado